et|icon_phone|

(35) 3331-1925

Vitamina B6 – Piridoxina

Origem

A piridoxina é utilizada nos tratamentos e na prevenção dos estados de carência da vitamina no organismo, no tratamento de certos distúrbios metabólicos, na depressão e outros sintomas associados a STPM (Síndrome da Tensão Pré- Menstrual) e ao uso de anticoncepcionais. É uma vitamina hidrossolúvel, envolvida principalmente no metabolismo dos aminoácidos e também no metabolismo glicídico e lipídico, necessária também para a formação da hemoglobina . A deficiência de piridoxina em humanos é rara, mas pode ocorrer em determinadas situações, como por exemplo nos tratamentos com isoniazida.

Mecanismo de Ação

O cloridato de piridoxina é convertido em sua forma fisiologicamente ativa, o pirodoxal fosfato, por ação de quinases, em presença de magnésio. O pirodoxal atua como coenzima no metabolismo protéico, glicídico e lipídico.Uma função extremamente importante no tratamento da tensão pré-menstrual é sua ação sobre o ácido glutâmico.

O pirodoxal fosfato promove a descarboxilação deste aminoácido formado, posteriormente, o ácido gama amino butírico (GABA), que é considerado um neurotransmissor inibidor. A diminuição na concentração de GABA no SNC leva ao quadro de excitação e irritabilidade.

A pirodoxina, piridoxal e piridoxamina são absorvidas facilmente pelo tubo digestivo, depois da administração oral são convertidas nas formas ativas de piridoxal fosfato e piridoxina fosfato. Se armazena principalmente no fígado onde é produzido uma oxidação à ácido 4- piridóxico e outros metabólitos inativos que são excretados pela urina. A medida que a dose é aumentada, as quantidades são excretadas em doses maiores.

Referências Bibliográficas

1. MARTINDALE. Guia Completo de Consulta Fármaco-Terapêutica. 2ªed.
Pharma Editores, 2006.
2. FORMULÁRIO MÉDICO FARMACÊUTICO. Pharmabooks 3ª Ed. 2006.
3. MANUAL ANFARMAG. 3ª Ed. 2010

Mais Informações: Clique e visualize o Laudo do Fornecedor

Produtos que contém Vitamina B6 - Piridoxina

Vitamina E

A Vitamina E é uma vitamina lipossolúvel essencial na nutrição. É absorvida no tratogastrintestinal (20 a 80%), une-se a betalipoproteínas no sangue…

Cassiolamina

A Cassiolamina é o extrato do fruto da Cassia nomame. A planta contém cinco compostos
flavonóides com potencial para inibir a quebra e digestão de gorduras no organismo.

SAMe

Estudos têm demonstrado que o aumento do SAMe no organismo, reduz oprocesso de envelhecimento biológico, sendo indicado também com grande sucesso…

0
    0
    Produtos Escolhidos
    Seu carrinho está vazio.Voltar para Loja
    Conversar
    1
    Quer orçar sua fórmula?
    Powered by Join.chat
    Olá, se não encontrou a fórmula que procura, fale conosco no Whatsapp!

    ×