Origem
PABA é um constituinte básico do folato, o qual é convertido em folato por bactérias intestinais. Também ajuda na assimilação do ácido pantotênico, que explica sua ação benéfica aos cabelos. Esse antioxidante ajuda a proteger contra as queimaduras solares, por reduzir a absorção dos raios ultravioleta –b (UV-B), mais precisamente na faixa 280 a 320nm, com pico de absorção em 290nm. Consequentemente previne o câncer de pele. A falta do PABA pode levar a depressão, fadiga, distúrbios gastrointestinais, perda de cabelo, irritabilidade, colorações desiguais na pele.
Mecanismo de Ação
A síntese de folato inicia-se com a formação do ácido dihidropteroico proveniente da junção da piperidina e PABA; Essa reação é catalisada pela enzima dihidropteroato sintase. Posteriormente o ácido junto com a Glutamina se condensam, para formar a dihidrofolato (DHF), esta molécula é reduzida em ácido tetrahidropeteroico, formando o folato propriamente dito. A ação fotoprotetora do PABA se deve ao seu poder de absorver os raios UVB. USO: Interno e externo CAS: 150-13-0 Fator de Correção: Não se aplica FM: C7H7NO2 Fator de Equivalência: Não se aplica PM: 137,14 Já na estrutura do cabelo o PABA, atua nas ligações cruzadas de dissulfeto dos fios, unindo cadeias de proteínas, que dão ao cabelo sua força. Sua ação fotoprotetora também funciona nos fios.
Indicações
- Fotoproteção;
- Prevenção de problemas de pele causados pela radiação;
- Prevenção e tratamento da queda capilar;
- Suplementação de folato.
Referências Bibliográficas
1. MARTINDALE – The Extra Pharmacopoeia. 29ªEd. 1989.
2. BATISTUZZO, J.A.O., ITAYA, M., ETO, Y. Formulário Medico Farmacêutico. 3ed, São Paulo: Pharmabooks, 2006.
3. ANFARMAG. Manual de equivalência – 2ª edição. São Paulo. 2006. 4. BALCH, P. A, Prescrition for nutritional healing, 2006. New York-USA
Mais Informações: Clique e visualize o Laudo do Fornecedor
0 comentários